Publicação em destaque

Sinapse, A revista oficial da SPNC

Informações da Direção

Caros colegas e consócios, estimados leitores
Um ano se passou desde que assumimos a Direcção da nossa Sociedade.
Foram diversas as realizações em que estivemos envolvidos quer a nível nacional quer internacional e são 
ainda várias as organizações que estão em preparação. Chamo a atenção em especial para o nosso 30º Congresso em Maio, em Lisboa, mas também para outros importantes eventos científicos e formativos apoiados pela SPNC, nomeadamente o “Symposium WFNS” e o “Lisbon hands-on Spine Course”, o primeiro a decorrer imediatamente antes do nosso Congresso e o segundo já neste mês de Fevereiro.
Infelizmente não conseguimos ainda, apesar dos repetidos contactos com a Direcção Geral de Saúde, fazer avançar o processo da revisão do Protocolo Nacional dos TCE’s bem como, pela mesma razão, o programa de divulgação da concussão cerebral ligada ao desporto, que, como se lembram constituíam desideratos fortes desta Direcção. Não desistiremos contudo e novas estratégias estão a ser preparadas no sentido de se conseguir sensibilizar mais eficazmente a DGS.
Aproveito para anunciar que o próximo Presidente da EANS será Andre Grothenius e que Karl Schaller liderará o “Trainning Committee” da mesma organização. E ainda que a Direcção da SPNC decidiu apoiar o nosso colega Hildo Azevedo Filho como candidato à Presidência da WFNS.
A 29 de Março decorrerá em Lisboa a Assembleia Geral Ordinária da SPNC, para a qual chamo desde já a vossa atenção.
Informações mais pormenorizadas da vida da nossa Sociedade serão divulgadas nessa Assembleia.
Um abraço a todos.
Prof. Doutor Marcos Barbosa
Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia

Caros colegas,

 

Conforme combinado, regresso a esta página para atualização das informações da Direção da SPNC.

 

Nos passados dias 1 a 3 de junho realizou-se o Neuro 2017, reunião conjunta da SPNC e da Sociedade Portuguesa de Neurologia, no Centro de Congressos Vidamar, no Funchal, tendo como presidente da Neurocirurgia o Dr. Pedro Lima, Diretor do Serviço de Neurocirurgia da Região Autónima da Madeira. A reunião contou com um total de 206 participantes, distribuídos de forma equilibrada entre as duas Sociedades, e contou com um programa científico que destacou áreas de colaboração entre as duas Especialidades, como “Estimulação Cerebral Profunda da Doença de Parkinson”, “Doença Vascular Cerebral”, “Tratamento Cirúrgico da Epilepsia” e “Doentes neurológicos/neurocirúrgicos urgentes em territórios longínquos”. Destaco ainda o Simpósio da World Spinal Column Society sobre “Craniocervical Surgery”, a Conferência sobre “Tumores da Ínsula”, proferida pelo presidente da FLANC, Prof. José Marcus Rotta e a Conferência de Encerramento, a cargo do maestro Rui Massena, intitulada “Visão de um Maestro sobre Motivação e Liderança”. No Neuro 2017 foram apresentadas 63 comunicações orais e 37 pósteres da Neurocirurgia. O prémio Codman/SPNC foi atribuído ao trabalho “PATIENT DERIVED XENOGRAFTS OF BRAIN METASTASES: A TOOL FOR TRANSLATIONAL MEDICINE”, dos autores Cláudia Faria, Carlos Custódia, Rita Cascão e João Barata, do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Santa Maria - CHLN. O trabalho “ANÁLISE DE VARIAÇÃO ANATÓMICA DO PEDÍCULO DE C2 COM UTILIZAÇÃO DE TÉCNICA DE RECONSTRUÇÃO MULTIPLANAR: PADRONIZAÇÃO PARA A POPULAÇÃO GERAL”, dos autores Miguel Nunes de Brito, Luis Marques e José Cabral, do Hospital de Egas Moniz – CHLO recebeu o prémio DePuy-Synthes Spine/SPNC. A Direção da SPNC endereça os parabéns aos premiados, agradece ao Dr. Pedro Lima e colegas do Serviço de Neurocirurgia da Região Autónima da Madeira a organização do Neuro 2017 e manifesta à Direção da Sociedade Portuguesa de Neurologia o seu reconhecimento pela colaboração na organização conjunta de mais este evento.    

 

O 34º Congresso Nacional da SPNC realizar-se-á em Coimbra, no Hotel Vila Galé Coimbra, nos dias 24 a 26 de maio de 2018 e será presidido pelo Dr. Jorge Gonçalves, do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospital Universitário de Coimbra. Mais informações em breve neste site. O presidente do 35º Congresso da SPNC, a realizar na região de Lisboa em 2019, será o Dr. Domingos Coiteiro, do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Lisboa Norte.  

 

Nos passados dias 20 e 21 de outubro realizou-se o XXI Curso da SPNC, na Curia, organizado pela Comissão de Treino e Ensino da SPNC, constituída pelos Drs. Alexandre Rainha Campos (coordenador), Carla Reizinho, Cláudia Faria, Pedro Alberto Silva e Ricardo Pereira. Teve a participação de 33 formandos, o que atesta a importância deste curso no plano de formação dos neurocirurgiões portugueses e o dinamismo da Comissão de Treino e Ensino da SPNC no sentido de organizar um programa atrativo e motivador. Entre muitas novidades, que podem ser conferidas no programa , destaco a apresentação, pela primeira vez no Curso da SPNC, de comunicações livres realizadas por IFE de Neurocirurgia. O prémio para a melhor comunicação foi atribuído aos autores Carolina Noronha, Sérgio Moreira, Cristina Ramos, Ricardo Taipa, Manuel Melo Pires e Joaquim Reis, do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar do Porto, com o trabalho “PERFIL IMAGIOLÓGICO ESTRATIFICA O PROGNÓSTICO EM DOENTES COM GLIOBLASTOMA E CORRELACIONA-SE COM CARACTERÍSTICAS NEUROPATOLÓGICAS”. Muitos parabéns aos vencedores por uma investigação que atesta a vitalidade da neurocirurgia portuguesa. 

 

Desde o passado dia 7 de setembro de 2017 a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia é Sociedade Ativa da Federação Latino-Americana das Sociedades de Neurocirurgia (FLANC), o que abre novas perspetivas para a Neurocirurgia portuguesa em termos de colaboração internacional.

 

Nos próximos dias 8 e 9 de dezembro terá lugar o Curso de Abordagens Cirúrgicas a Patologia Intracraniana, organizado pelo Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e que tem o patrocínio científico da SPNC. O Diretor do curso é o Prof. Doutor António Gonçalves Ferreira, Neurocirurgião do Hospital Santa Maria - CHLN. Mais informações

 

De 15 a 18 de abril de 2018 realizar-se-á no Porto o World Spine 8, o congresso bienal da World Spinal Column Society que, pela primeira vez, se realiza em Portugal, sendo a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia a “host society”. Trata-se de um evento internacional, que reune um conjunto invulgar de palestrantes de renome mundial na cirurgia da coluna. A data-limite para a submissão de resumos é já o próximo dia 01 de dezembro. Associado ao World Spine 8, realizar-se-á em Lisboa, na Faculdade de Ciências Médicas, nos dias 13 e 14 de abril, o World Spine 8 Pre-Meeting Cadaver Course, curso de cirurgia da coluna, integrando técnicas cirúrgicas avançadas e minimamente invasivas realizadas em cadáver e sessões didáticas, com docentes nacionais e internacionais. Consulte a página oficial do Congresso para mais informações. 

 

Como vêem, a Neurocirurgia portuguesa está bem viva e ativa! Convido-vos a regressarem periodicamente a esta página, onde em breve haverá mais novidades...

 

Até breve. Abraço 

 

Paulo Pereira


Paulo Pereira
mail: presidente.dir@spnc.pt |secretariado@spnc.pt

Próximas reuniões e congressos

World Spine 8

April 15 - April 18, 2018

It is our great pleasure to announce World Spine 8, the congress of the World Spinal Column Society, which will be held in Porto, Portugal, in April 2018.

Curso de Abordagens Cirúrgicas a Patologia Intracraniana

8 e 9 de dezembro de 2017

Curso prático em cadáver na Faculdade de Medicina de Lisboa com o patrocínio científico da SPNC

Últimas vagas!!!!

Notícias

BBC News - Health

BBC News - Health
PATROCINADORES