Publicação em destaque

Sinapse, A revista oficial da SPNC

Informações da Direção

Caros colegas e consócios, estimados leitores
Um ano se passou desde que assumimos a Direcção da nossa Sociedade.
Foram diversas as realizações em que estivemos envolvidos quer a nível nacional quer internacional e são 
ainda várias as organizações que estão em preparação. Chamo a atenção em especial para o nosso 30º Congresso em Maio, em Lisboa, mas também para outros importantes eventos científicos e formativos apoiados pela SPNC, nomeadamente o “Symposium WFNS” e o “Lisbon hands-on Spine Course”, o primeiro a decorrer imediatamente antes do nosso Congresso e o segundo já neste mês de Fevereiro.
Infelizmente não conseguimos ainda, apesar dos repetidos contactos com a Direcção Geral de Saúde, fazer avançar o processo da revisão do Protocolo Nacional dos TCE’s bem como, pela mesma razão, o programa de divulgação da concussão cerebral ligada ao desporto, que, como se lembram constituíam desideratos fortes desta Direcção. Não desistiremos contudo e novas estratégias estão a ser preparadas no sentido de se conseguir sensibilizar mais eficazmente a DGS.
Aproveito para anunciar que o próximo Presidente da EANS será Andre Grothenius e que Karl Schaller liderará o “Trainning Committee” da mesma organização. E ainda que a Direcção da SPNC decidiu apoiar o nosso colega Hildo Azevedo Filho como candidato à Presidência da WFNS.
A 29 de Março decorrerá em Lisboa a Assembleia Geral Ordinária da SPNC, para a qual chamo desde já a vossa atenção.
Informações mais pormenorizadas da vida da nossa Sociedade serão divulgadas nessa Assembleia.
Um abraço a todos.
Prof. Doutor Marcos Barbosa
Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia

Caros colegas,

 

Conforme combinado, regresso a esta página para atualização das informações da Direção da SPNC.

 

Nos passados dias 1 a 3 de junho realizou-se o Neuro 2017, reunião conjunta da SPNC e da Sociedade Portuguesa de Neurologia, no Centro de Congressos Vidamar, no Funchal, tendo como presidente da Neurocirurgia o Dr. Pedro Lima, Diretor do Serviço de Neurocirurgia da Região Autónima da Madeira. A reunião contou com um total de 206 participantes, distribuídos de forma equilibrada entre as duas Sociedades, e contou com um programa científico que destacou áreas de colaboração entre as duas Especialidades, como “Estimulação Cerebral Profunda da Doença de Parkinson”, “Doença Vascular Cerebral”, “Tratamento Cirúrgico da Epilepsia” e “Doentes neurológicos/neurocirúrgicos urgentes em territórios longínquos”. Destaco ainda o Simpósio da World Spinal Column Society sobre “Craniocervical Surgery”, a Conferência sobre “Tumores da Ínsula”, proferida pelo presidente da FLANC, Prof. José Marcus Rotta e a Conferência de Encerramento, a cargo do maestro Rui Massena, intitulada “Visão de um Maestro sobre Motivação e Liderança”. No Neuro 2017 foram apresentadas 63 comunicações orais e 37 pósteres da Neurocirurgia. O prémio Codman/SPNC foi atribuído ao trabalho “PATIENT DERIVED XENOGRAFTS OF BRAIN METASTASES: A TOOL FOR TRANSLATIONAL MEDICINE”, dos autores Cláudia Faria, Carlos Custódia, Rita Cascão e João Barata, do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Santa Maria - CHLN. O trabalho “ANÁLISE DE VARIAÇÃO ANATÓMICA DO PEDÍCULO DE C2 COM UTILIZAÇÃO DE TÉCNICA DE RECONSTRUÇÃO MULTIPLANAR: PADRONIZAÇÃO PARA A POPULAÇÃO GERAL”, dos autores Miguel Nunes de Brito, Luis Marques e José Cabral, do Hospital de Egas Moniz – CHLO recebeu o prémio DePuy-Synthes Spine/SPNC. A Direção da SPNC endereça os parabéns aos premiados, agradece ao Dr. Pedro Lima e colegas do Serviço de Neurocirurgia da Região Autónima da Madeira a organização do Neuro 2017 e manifesta à Direção da Sociedade Portuguesa de Neurologia o seu reconhecimento pela colaboração na organização conjunta de mais este evento.    

 

O 34º Congresso Nacional da SPNC realizar-se-á em Coimbra, no Hotel Vila Galé Coimbra, nos dias 24 a 26 de maio de 2018 e será presidido pelo Dr. Jorge Gonçalves, do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospital Universitário de Coimbra. Mais informações em breve neste site. O presidente do 35º Congresso da SPNC, a realizar na região de Lisboa em 2019, será o Dr. Domingos Coiteiro, do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Lisboa Norte.  

 

Nos passados dias 20 e 21 de outubro realizou-se o XXI Curso da SPNC, na Curia, organizado pela Comissão de Treino e Ensino da SPNC, constituída pelos Drs. Alexandre Rainha Campos (coordenador), Carla Reizinho, Cláudia Faria, Pedro Alberto Silva e Ricardo Pereira. Teve a participação de 33 formandos, o que atesta a importância deste curso no plano de formação dos neurocirurgiões portugueses e o dinamismo da Comissão de Treino e Ensino da SPNC no sentido de organizar um programa atrativo e motivador. Entre muitas novidades, que podem ser conferidas no programa , destaco a apresentação, pela primeira vez no Curso da SPNC, de comunicações livres realizadas por IFE de Neurocirurgia. O prémio para a melhor comunicação foi atribuído aos autores Carolina Noronha, Sérgio Moreira, Cristina Ramos, Ricardo Taipa, Manuel Melo Pires e Joaquim Reis, do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar do Porto, com o trabalho “PERFIL IMAGIOLÓGICO ESTRATIFICA O PROGNÓSTICO EM DOENTES COM GLIOBLASTOMA E CORRELACIONA-SE COM CARACTERÍSTICAS NEUROPATOLÓGICAS”. Muitos parabéns aos vencedores por uma investigação que atesta a vitalidade da neurocirurgia portuguesa. 

 

Desde o passado dia 7 de setembro de 2017 a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia é Sociedade Ativa da Federação Latino-Americana das Sociedades de Neurocirurgia (FLANC), o que abre novas perspetivas para a Neurocirurgia portuguesa em termos de colaboração internacional.

 

Nos próximos dias 8 e 9 de dezembro terá lugar o Curso de Abordagens Cirúrgicas a Patologia Intracraniana, organizado pelo Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e que tem o patrocínio científico da SPNC. O Diretor do curso é o Prof. Doutor António Gonçalves Ferreira, Neurocirurgião do Hospital Santa Maria - CHLN. Mais informações

 

De 15 a 18 de abril de 2018 realizar-se-á no Porto o World Spine 8, o congresso bienal da World Spinal Column Society que, pela primeira vez, se realiza em Portugal, sendo a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia a “host society”. Trata-se de um evento internacional, que reune um conjunto invulgar de palestrantes de renome mundial na cirurgia da coluna. A data-limite para a submissão de resumos é já o próximo dia 01 de dezembro. Associado ao World Spine 8, realizar-se-á em Lisboa, na Faculdade de Ciências Médicas, nos dias 13 e 14 de abril, o World Spine 8 Pre-Meeting Cadaver Course, curso de cirurgia da coluna, integrando técnicas cirúrgicas avançadas e minimamente invasivas realizadas em cadáver e sessões didáticas, com docentes nacionais e internacionais. Consulte a página oficial do Congresso para mais informações. 

 

Como vêem, a Neurocirurgia portuguesa está bem viva e ativa! Convido-vos a regressarem periodicamente a esta página, onde em breve haverá mais novidades...

 

Até breve. Abraço 

 

Paulo Pereira


Paulo Pereira
mail: presidente.dir@spnc.pt |secretariado@spnc.pt

Próximas reuniões e congressos

34º Congresso da SPNC

24 - 26 maio 2018

O 34º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, realizar-se-á de 24 a 26 de maio, no Hotel Vila Galé, Coimbra. 

Para consultar mais informações clique aqui: mais informações.

Notícias